Operação

Services

Durante a operação do projeto, os serviços apoiam a otimização de desempenho, reanálise, inspeções ou prolongamento de vida útil.

Auditoria independente

Para fins de refinanciamento ou de transação do projeto, todos os principais riscos do projeto são analisados e escrutinados, a fim de apoiar a decisão de financiamento ou aquisição. Os principais riscos, normalmente considerados durante a fase de operação, são os riscos do recurso, o risco tecnológico, bem como o risco operacional. Se os planos de mitigação ambiental estiverem em curso, as suas conclusões e eventuais impactos futuros deverão também ser analisados. O estado operacional do equipamento poderá ser um ponto relevante, podendo ser necessário proceder a inspeções e/ou análise de prolongamento de vida útil, a fim de avaliar a sua durabilidade e necessidade de manutenção.

Planos de monitorização e mitigação ambiental

Realização de planos de mitigação ambiental e monitorização de impactos, de acordo com as autorizações ambientais.

Inspeções de fim da garantia e de contrato de O&M

Verificação do estado da turbina eólica, a fim de possibilitar a deteção de qualquer necessidade de intervenção antes da garantia ou do término do contrato, evitando problemas significativos no futuro.

Instalação e certificação de linhas de vida

Instalação de linhas de vida em mastros meteorológicos, bem como inspeção e certificação de linhas de vida existentes, tanto em mastros meteorológicos como em turbinas eólicas.

Inspeção de turbinas e componentes

Inspeção da turbina eólica e dos seus componentes (caixa de velocidades, gerador, pás) em várias fases: instalação, fim de garantia, ou para fins de prolongamento de vida útil.

Operação independente

Cuidar da operação da central, atuando como intermediário entre o proprietário e a equipa de manutenção. Isso implica o controlo especializado e totalmente dedicado de todos os detalhes da operação, com o objetivo de maximizar a produção de energia.

Instalação e operação do mastro meteorológico

A MEGAJOULE assume as campanhas de medição em nome do Cliente, fazendo o planeamento, procurando os melhores fornecedores locais, a instrumentação adequada e assegurando a conformidade com as melhores práticas do setor. Adicionalmente, a manutenção, as correções e a substituição de instrumentos poderão ser asseguradas pela equipa durante o período de medição.

Reanálise da produção de energia

Afinar as estimativas anuais de produção de energia a longo prazo utilizando os resultados efetivos de produção do primeiro ano, permitindo uma estimativa mais precisa e uma diminuição da incerteza. Esta melhoria pode permitir melhorar as condições de financiamento ou detetar a necessidade de ações com o objetivo de otimizar o desempenho.

Análise de desempenho e de causa das falhas (root cause analysis)

Identificação da razão da falha ocorrida para fins de seguro e de modo a permitir uma ação preventiva noutro equipamento se necessário.

Análise de prolongamento de vida útil

Estimativa do tempo de vida útil das turbinas eólicas e determinação de possíveis planos de mitigação capazes de a prolongar. Esta análise é muito relevante para a tomada de decisão em relação a possível repowering, bem como à manutenção da operação do parque eólico após a vida útil prevista.